• tracktus1
  • SINDICAL 2019
  • multigestor 2016
  • associe se
  • super simples
  • iseg banner novo 2019
  • berckley
  • credicor2019
  • banner reforma

Sincor-RS Informa

Recadastramento: mensagem relevante para os corretores

O SINCOR-RS informa aos corretores de seguros que, cumprindo o compromisso assumido com a categoria, continua tentando buscar junto ao Poder Judiciário uma medida legal para impedir que o absurdo e inadequado recadastramento possa trazer qualquer prejuízo para a categoria.

É fundamental que fique claro que nossa Entidade Sindical Profissional e Patronal jamais foi “contra recadastramento”.  Muito pelo contrário.  Em 2018 trabalhamos lado a lado com os Corretores para a realização, com sucesso, do recadastramento de profissionais pessoas físicas.  Em 2019 igualmente estávamos prontos para ajudar no recadastramento das Empresas Corretoras pessoas jurídicas.  Recadastramento este que foi CANCELADO pela Sra Solange da Susep, na véspera, por considerar que não era necessário naquele momento...  Bem, viu-se que as prioridades dela eram outras.

O Sindicato, que representa os Profissionais Corretores e as Empresas Corretoras de Seguros, reafirma o seu entendimento que esse recadastramento, feito neste momento de pandemia, é inoportuno.  Alertamos ainda que o sistema criado pela Susep é muito frágil, não oferece segurança, é suscetível a fraudes e expõe perigosamente os dados dos corretores de seguros, pessoas físicas e jurídicas.

Neste sistema falho de recadastramento, o corretor de seguros está sujeito a perder os dados ou, pior, vê-los ser apropriados por pessoas mal intencionadas.  Isso é muito grave!

No entanto, o processo na Justiça Federal ainda está em curso.  Não houve, ainda, o desejado desfecho em relação ao mérito.  Esperamos que seja julgado logo e que todas as provas apresentadas sejam consideradas.

Mas, como estamos há quase 30 dias do prazo limite para o recadastramento, 31 de julho,  e visando a evitar que algum corretor de seguros possa ser ainda mais prejudicado pela Susep, se perder o tal prazo, o Sincor, como medida de absoluta responsabilidade com a categoria, a quem tem o dever, a obrigação e o compromisso de defender, recomenda aos corretores que façam o seu recadastramento no prazo estipulado, mesmo diante dos elevados riscos a que estão sendo submetidos neste sistema da Susep.

Contudo, estamos sugerindo que sejam seguidos, rigorosamente, os passos abaixo discriminados para que o corretor de seguros possa guardar como prova e se resguardar de eventuais problemas que possam ocorrer, principalmente com o frágil sistema oferecido pela Susep para o recadastramento.

Para o Recadastramento de Corretores de Seguros, pessoas naturais e jurídicas, visando resguardar as informações enviadas à SUSEP, evitar o risco de perda dos dados de (re)cadastramento, falhas de comunicação, dentre outros problemas, sugerimos, como forma de registrar/documentar e guardar as informações, seguir os passos abaixo:

Primeiro é necessário fazer o recadastramento da Pessoa Física.  Somente depois, numa segunda etapa, de posse da senha que receberás da Susep por e-mail, é que vais fazer o recadastramento da Pessoa Jurídica.

1. Ler atentamente o "manual para utilização do sistema" disponibilizado pela Susep em: http://www.susep.gov.br/setores-susep/cgrat/corretores-de-seguros/Manual%20de%20Registro%20de%20Corretor%20-%20versa303o%2005_06_2020.pdf/view        

2. Antes de iniciar o preenchimento, providencie uma cópia legível da sua RG ou CNH de maneira que os dados, os números do seu documento estejam bem visíveis (eles serão conferidos posteriormente).  Salve este arquivo no seu computador em formato ".PNG" ou ".JPG"  porque vais precisar enviar/anexar  posteriormente para o recadastramento.

3. Acessar o sistema de cadastro da Susep em: https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/

4. Ao realizar o seu recadastramento, documentar de alguma forma (fotografar e/ou filmar) e, principalmente, salvar um print de cada tela com seus dados preenchidos.
4.1.  Antes de iniciar o cadastro, abrir um novo arquivo no Word ou Power Point para salvar as imagens de todas as telas;
4.2.  Em cada tela do sistema, após preencher seus dados, pressione a tecla "Prt Scr" (ou “print screen”) do seu teclado;
4.3.  Após copiar a tela com a função “print screen” retornar ao arquivo do "Word" ou "Power Point" e colar a imagem que está na memória;
4.4.  Repetir esse processo para cada tela do sistema de cadastro (com os seus dados preenchidos).

5. Ao finalizar o cadastro, depois de concluído o recadastramento, salvar em seu computador o arquivo "Word" ou "Power Point" com as cópias (os "prints") de todas as telas do cadastro, preenchidas com seus dados.

6. Posteriormente, enviar por e-mail à Susep em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  registrando a realização do recadastramento.

7. Para confirmar se o recadastramento foi concluído corretamente e se você efetivamente "está recadastrado", entre na página de consulta da susep, em:
https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/pesquisa

8. Por fim, emita a Certidão para sua PF (e depois para sua PJ, se for o caso) e imprima em "PDF" salvando-a em sua máquina. Tens a prova de que estás regular.
Certidão em: clique aqui...  

Reiteramos que o Sincor continua ao lado e à disposição dos seus corretores associados para orientar em todo o processo de recadastramento.

Tags: Notícias

55anos rodape