ENS

Acessar ENS

Descontos especiais para associados do Sincor-RS

Calendário de Eventos

Fenacor e Sincor-RS apoiam a campanha "Agosto Branco"

A Fenacor e o Sincor-RS reforçam o compromisso com a saúde, apoiando a campanha "Agosto Branco", que se dedica a aumentar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de pulmão.


Apesar da diminuição dos casos desde meados da década de 1980, graças às mudanças de hábitos e à cessação do tabagismo, o câncer de pulmão continua sendo o mais letal do mundo. Segundo o Inca, em 2023, o câncer de pulmão é o 3º mais comum entre os homens e o 4º entre as mulheres no Brasil.


O tabagismo é a principal causa do câncer de pulmão, e a campanha Agosto Branco alerta para a necessidade urgente de cessar esse hábito. A cessação do tabagismo é fundamental para a prevenção da doença, uma vez que 85% a 90% dos casos de câncer de pulmão são atribuídos ao fumo. Além disso, o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura. Quando detectado em fases iniciais, o tratamento cirúrgico pode ser eficaz no controle da doença.


O câncer de pulmão é uma doença silenciosa, que raramente apresenta sintomas nas fases iniciais. Sinais como tosse persistente, presença de sangue no escarro, dor no peito, rouquidão e perda rápida de peso geralmente só aparecem em estágios mais avançados da doença.


É de extrema importância o rastreamento da doença com tomografias regulares. Pessoas com mais de 50 anos que fumam ou fumaram intensamente e pararam nos últimos 15 anos devem considerar a realização anual de uma tomografia computadorizada de tórax de baixa dose para rastreamento da doença. Essa medida pode ser vital para a detecção precoce e aumento das chances de cura.


A prevenção continua sendo a melhor forma de combater o câncer de pulmão. Com um diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam significativamente, oferecendo maior esperança para os pacientes e suas famílias.


A conscientização e a educação sobre o câncer de pulmão são passos essenciais para reduzir a incidência e a mortalidade dessa doença.